sábado, 22 de outubro de 2016

SENHOR GENTIL LOURENÇO BORGES


     Uma referência de Palmelo, no momento atual.
      Coube a ele, acompanhar todo o processo de mudança, fazendo a ligação  entre o senhor Jerônymo e Bortolo Damo, entre Bortolo Damo e Barsanulfo Zaruh da Costa.
     Assim como mudam os dirigentes religiosos, mudam-se também as equipes espirituais.
     Mesmo mantendo o roteiro do trabalho desempenhado ao longo do tempo, cada dirigente e cada equipe tem prioridades próprias e diferentes, obedecendo a necessidade de cada momento.
    Quando o senhor Jerônymo era presidente do Centro Espírita Luz da Verdade, marca registrada de Palmelo, ele buscava sempre a proteção de Santo Agostinho, Eurípedes Barsanulfo, Serapião Ribeiro e outros espíritos com os quais se afinizava e que compunham a equipe espiritual daquele momento., sob a coordenação de Maria Madalena a Mentora do Campo.
    Com a presidência do Damo, surgiu a equipe espiritual na qual se destacaram Frederick Schimitd e Joaninha Darque, que trabalharam em favor da Causa Consoladora, de forma incansável, no período que lhes foi confiado,buscando apoio na equipe anterior, apresentando também a prioridade de sua tarefa, no compromisso assumido.
    O senhor Gentil, que sempre foi ponto de apoio tanto do senhor Jerônymo, quanto do Damo, após o senhor Jerônymo, também conta com a equipe de São Vicente de Paulo, onde sempre encontrou o suporte espiritual, para realizar as suas atividades junto ao Dispensário São Vicente de Paulo.
    E coube ao senhor Gentil, entregar um período cujas prioridades se modificaram, no caminhar do tempo, pedindo agora outras realizações.
    Não é fácil acompanhar uma mudança, que a gente gostaria que não acontecesse.
    Ao Centro Espírita Luz da Verdade, já coube oferecer assistência ao doente mental, através do Sanatório Eurípedes Barsanulfo, já extinto. Cedeu lugar, ao CAPS, parceria entre o Governo Federal e Municipal, para  continuar assistindo ao deficiente mental, com toda estrutura exigida atualmente.
   O Centro Espírita. fez o papel que lhe coube fazer, no tempo que pôde fazer, tendo o Sanatório como seu departamento, até 2.003.
   Coube ao Centro Espírita Luz da Verdade, criar como seu departamento o Ginásio , hoje Colégio Estadual Eurípedes Barsanulfo. O senhor Jerônymo se preocupava muito com a educação para todos. E fez a sua parte, até quando na década de 80, o prédio do Ginásio, por sinal um lindo prédio, foi vendido para a Prefeitura Municipal de Palmelo, tendo no seu então prefeito Divane  Damásio da Silva, a restauração do prédio que estava em ruínas em algumas partes e inacabado no Salão Nobre.
    O Centro Espírita extinguiu este departamento. que antes lhe pertencia, e a cidade não perdeu nada, porque o Ginásio reformado, continua prestando serviço à Educação no Município.
    O Centro Espírita participou da criação do Lar Espírita " Hilda Vilela ", que já foi criado autônomo, e hoje foi transformado de internato em Creche, atendendo a necessidade prioritária do momento.
    O Centro Espírita ainda tem como único departamento de sua história, o Dispensário São Vicente de Paulo, conduzido até então pelo senhor Gentil.
    Por uma necessidade de reforma no telhado, as moradoras do Dispensário mudaram-se para uma ala do Sanatório, onde ainda estão.
    Ao mexer no telhado, as paredes não resistiram e cederam em algumas partes.
    Após um estudo feito, concluiu-se que era melhor desmanchar tudo e construir tudo novo do que recuperar a parte mais danificada.  E o Dispensário foi desmanchado. Embora necessário, ninguém sentiu esse impacto com a intensidade que  sentiu o senhor Gentil. Uma vida, doada a esta Causa.
Um compromisso firmado com o senhor Jerônymo de cuidar daquela casa.
   Digo mais uma vez:  " não é fácil participar de uma mudança, quando é o momento dela
acontecer".
    Por isso, senhor Gentil, eu gostaria de parabenizar o senhor, a dona Odília, pelo tempo que ela também dedicou ao Dispensário, as suas filhas e netos. Dizer que o senhor tem cumprido o seu papel, em momentos difíceis, mas inevitáveis. Da melhor forma possível, esta situação está sendo conduzida, espiritualmente. Não fique triste. O momento é de mudança, finalizando mais um período de aprendizado para todos.
  O Centro Espírita seguirá sem departamentos, neste novo tempo.
  Ao Barsanulfo coube este momento de transição.
  Nova Equipe Espiritual, novas prioridades. Palmelo sempre será Palmelo, ensinando novas lições.
  Que Deus lhe abençoe por tudo e para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário