sexta-feira, 28 de outubro de 2016

COMO ENTENDER ?


       Tudo na vida, nos pede compreensão.
       Nem sempre podemos entender tudo, de imediato.  Mas, nem por isso devemos ignorar.
       É preciso dar um tempo, para assimilar o que a compreensão vai recebendo, nas informações de cada dia.
       Havia em Palmelo, uma senhora chamada Maria Izabel de Rezende Pinto. Todos a conheciam pelo apelido de " Bela ". Era mãe e avó. Ficou viúva muito jovem e nos últimos anos de sua vida terrena, tinha um companheiro chamado Ronaldo.
       Hoje, faz dois anos que ela desencarnou. Uma doença minou as suas energias e ela não resistiu.
       Partiu para o mundo espiritual, deixando saudades.
       Era uma pessoa amiga e generosa. Possuía um sítio, nas proximidades de Palmelo, de onde ela sempre tinha alguma coisa para oferecer aos seus amigos. Quantas vezes ela enviava para minha residência, caixas de mixirica Pocã, ou de milho verde, ou de mandioca, ou banana, ovos, trazidas pelo Ronaldo. Sem nunca cobrar nada, ficava chateada se a gente falasse em pagamento.
       Além desse seu jeito de ser, era também presença dedicada ao lado de quem precisasse dela. Como afilhada de dona Benigna, deu a ela toda assistência, em uma fase difícil pela qual ela passou.O dia, em que ela não podia ir passar  com sua madrinha, ela me pedia, para levá-la até sua casa e buscá-la mais tarde. Na época eu ainda dirigia e tinha um Fiat.  Por várias vezes atendí ao seu pedido, transportando a dona Benigna, também uma grande amiga para mim.
     O que chama atenção, e me leva a escrever este texto, é o fato de que, ainda em vida terrena a Bela tinha o hábito de colecionar bonecas. Na sua casa, tinha um quarto destinada às suas bonecas. Tinha uma grande variedade delas, e era tudo de bom para ela. Trocava suas roupinhas, lavava e passava a de algumas que podiam variar e dedicava um tempo do seu dia, organizando e arrumando as suas bonecas.
    Com o seu desencarne, me disseram que suas bonecas foram doadas.
    E eu sempre me perguntava: " Como será que a Bela está no mundo espiritual, sem as suas bonecas"?
    O tempo passou. Hoje ao completar dois anos de vida espiritual, enderecei também a ela a prece que fiz em favor dos que desencarnaram num dia 28, e para minha surpresa, Deus me presenteou com uma cena, captada mediunicamente.
    Nesta cena, vi a Bela, numa espécie de área verde, com a grama muito bem cuidada e árvores floridas de espaço em espaço, ao lado de muitas crianças que brincavam de boneca. Naquele momento de sintonia, me aproximei dela, ela me abraçou emocionada e feliz. Comovida com a situação eu não sabia se ria ou se chorava, tentando entender o que isto representava. Após o primeiro impacto, eu lhe perguntei: " Você mora aqui por perto "? Ela me respondeu: " - Eu moro, aqui mesmo. Todos os dias eu venho para este lugar, e trago as bonecas, para as meninas brincarem. E passo horas aqui com elas. É tão bom, dona Vânia, poder fazer isto por elas e por mim também ".
    " - Bela, me diz uma coisa: onde foi que você arrumou estas bonecas "?
   " - Ué, são as minhas bonecas ".
   " - É mesmo? E quem trouxe elas para cá? Pelo que eu sei, era na terra que você colecionava bonecas, não era"?
  " - Sim, mas a dona Chiquinha mandou trazer todas elas para cá, num dia em que eu estava muito triste, com muitas saudades. Nossa, foi um momento inesquecível, quando começaram a colocar no meu quarto aqui, aquelas caixas com as minhas bonecas . Depois de chorar de tanta felicidade, procurei pela dona Chiquinha para lhe agradecer o que ela fez por mim. Ela me abraçou, de uma forma tão carinhosa e me disse: Minha filha, não me agradeça por nada ...  mas... sempre que puder, vai até a ala infantil da Colônia e leve as bonecas para as meninas voltarem a sorrir ... não vale a pena ser triste, não é ? E desde então, eu faço isto todos os dias. As meninas me amam e me chamam de Vovó Boneca. Quem diria, hem dona Vânia ? A senhora pode entender "?
   Sem dizer nada, lhe dei um abraço ... e a cena se desfez.
   Meu Deus, quantas informações o mundo espiritual nos concede !
   Como aproveitar tudo isso?
   Tudo que vem de lá para cá, é aprendizado para nós, os terrenos. E mais uma vez, nos dá a certeza de que nada se perde. Tudo se aproveita.
   Deus nos abençoe a todos, nos caminhos por onde vamos.

3 comentários:

  1. Olá Dona Vânia! Me pediram para que eu lhe fizesse um pedido... No mestrado, eu faço uma pesquisa tendo como objeto de estudos o livro Parnaso de Além-túmulo. Apresentei o projeto a uma professora muito querida e, a partir de então, ela tem se interessado bastante pelo Espiritismo. Há muito tempo, ela deseja uma mensagem do pai. Como eu havia falado da senhora e passei a ela o link do blog, ela ficou animada e me pediu para que tentasse obter com a senhora uma psicografia. Caso seja possível, o nome do espírito é: José Silvano Carrijo e o desencarne ocorreu em 28 de setembro de 2015.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde gostaria de uma mensagem do meu marido . Rafael Nunes freire ele se foi 3meses .deixou eu e a sophia a filha dele de 5anos .. sinto falta delle saudades muita gostaria de saber como ele está obri dina Vânia... abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde gostaria de uma mensagem do meu marido . Rafael Nunes freire ele se foi 3meses .deixou eu e a sophia a filha dele de 5anos .. sinto falta delle saudades muita gostaria de saber como ele está obri dina Vânia... abraço

    ResponderExcluir