segunda-feira, 3 de outubro de 2016

HIPPOLYTE LEON DENIZARD RIVAIL - ALLAN KARDEC

         Nascido a  3 de outubro de 1.804, na cidade de Lyon, aquele que se celebrizou sob o pseudônimo de Allan Kardec, de tradicional família francesa de magistrados e professores, filho de Jean Baptiste Antoine Rivail e de Jeanne Louise Duhamel, recebeu o nome de de Hippolyte Leon Denizard Rivail, na igreja de Saint Dennis de La Croix-Rousse.
        Em Lyon fez os seus primeiros estudos, seguindo depois para Yverdon, na Suíça, onde estudou no Instituto do célebre professor Pestalozzi, que era um dos mais respeitados em toda a Europa, reputado como escola modelo, por onde passaram sábios escritores do velho continente.
        Mais tarde distingue-se como notável pedagogo.
        Contrai matrimônio com Amelie-Gabrielle Boudet, culta, inteligente, autora de livros didáticos.
        Em 1.854 ouve falar pela primeira vez nas mesas girantes através de seu amigo senhor Fortier, um pesquisador emérito do magnetismo. Allan Kardec mostra-se céptico, no início, apesar de seus estudos sobre o magnetismo, mas não é intransigente em face da sua livre posição de pensador, de homem austero, sincero e observador. Exigindo provas, dedica-se à observação mais profunda dos ruidosos fatos amplamente divulgados pela imprensa francesa.
        Assistindo aos propalados fenômenos, finalmente, na casa da família Baudin, recebe muitas mensagens através da mediunidade das jovens Caroline e Julie. Depois de inúmeras e exaustivas observações, conclui que se tratava de fenômenos inteligentes produzidos por espíritos.
        Adota o método intuitivo racionalista Pestalozziano nos seus estudos desta nova ciência.
        Entende que todo bom método deve partir do conhecimento dos fatos adquiridos pela observação, pela experiência e analogia, para daí se extrairem, por indução, os resultados que cheguem a ser enunciados e que possam ser utilizados como base ao raciocínio, dispondo-se esses materiais com ordem e sem lacunas.
        Adotou o pseudônimo de Allan Kardec, graças a uma revelação mediúnica dizendo que ele foi um druída de nome Allan Kardec, em reencarnação anterior.
        Ao apresentar o Livro dos Espíritos, ele apresentava ao mundo o nascimento de uma nova Doutrina, O  Espiritismo, contendo ensinamentos e fenômenos tão velhos quanto o próprio mundo.
        Uma nova visão, amadurecida na compreensão que se amplia com o progresso que caminha, somando todas as etapas , sem perder nada.
        Nossa profunda gratidão a Kardec. Onde ele estiver, peço a Deus que ele receba 212 rosas , com amor cristão, com os nossos Parabéns, se não mais pelo seu aniversário, mas pela data em que ele chegou ao nosso mundo, para fazer a diferença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário