sexta-feira, 21 de outubro de 2016

JERÕNYMO CÃNDIDO GOMIDE


     No dia 20 de outubro de 1.981, há 35 anos atrás, o senhor Jerônymo , com 92 anos de idade, deixava o mundo terreno, retornando ao mundo espiritual.
     Deixava a tarefa existencial cumprida, e muito bem cumprida.
     Senhor Jerônymo, chegou em Palmelo, acompanhado de sua esposa Francisca Borges Gomide, a dona Chiquinha e seus filhos, em 1.936.
     Ele, foi aluno de Eurípedes Barsanulfo, em Sacramento ( MG), e aprendeu muito com este professor, a quem ele idolatrou até o final de seus dias na terra.
     Quando Eurípedes Barsanulfo desencarnou , em 1º de novembro de 1.918, senhor Jerônymo ficou muito triste, sem saber o que fazer de sua vida.
     Resolveu mudar-se para Goiás. E peregrinou pelo Estado, morando um tempo em Goiandira, depois na Fazenda do Pico, município de Caldas Novas, chegando finalmente a Palmelo.
    Palmelo, era um distrito de Pires do Rio, GO.
    Poucas casas, poucos habitantes, vida simples, ambiente agradável.
    Com a chegada do senhor Jerônymo e família, a movimentação do lugarejo se tornou mais intensa.
   É que o senhor Jerônymo já era conhecido, com a fama de curador. Além de receitar mediunicamente,e dona Chiquinha também, eles acolhiam na sua casa os necessitados do corpo e da alma. Faziam passes usando o que ele chamava de " Corrente de Incorporação ", hoje, conhecida como " Corrente Magnética ", realizando assim a desobsessão, que aliviou tanta gente.
    E um contava para o outro, a notícia se espalhava na rapidez de antes, e em Palmelo, não parava de chegar gente de todo lugar.
    Uns se curavam e iam embora. Outros ficavam morando no vilarejo. Com esses que ficavam morando e alguns que já moravam aí, senhor Jerônymo foi formando equipes de trabalhadores para atender cada vez mais um número maior de necessitados
   Na década de cinquenta Senhor Jerônymo se candidatou como Vereador por Pires do Rio.
   Foi eleito. Ele contava que só foi eleito, porque muitos eleitores da época, tinham medo dele, porque ele falava com os espíritos e não votar nele, significava comprar briga com os espíritos. Ele contava e ria. Com certeza presenciou muita situação hilária.
   A finalidade dele se eleger como Vereador, visava a forma mais fácil, na época, de desmembrar Palmelo de Pires do Rio. E através de um projeto elaborado por ele, no dia 13 de novembro de 1.953 o município de Palmelo, ganhava sua emancipação política, com 36 km², sendo maior apenas que Anhanguera, o menor município goiano.
  Hoje Palmelo tem 56 km², graças a divisão Geo-econômica de Brasília. Mas continua sendo o segundo menor município de Goiás.
   Gostaria de homenagear o senhor Jerônymo, destacando o seu espirito destemido e valoroso. Soube enxergar longe. Tudo que fez foi visando um benefício humanitário. Dizia que tudo que fazia, no campo do bem, aprendeu com seu professor Eurípedes Barsanulfo. E soube honrar muito bem, até o fim. Ele não fundou Palmelo, mas ele fez Palmelo. Ele não criou a Corrente Magnética, mas ninguém divulgou tão bem, a Corrente Magnética, como ele divulgou, fazendo. Ele fez do Evangelho de Jesus a abertura de todo trabalho espiritual que realizou. A sua autoridade se manifestava sem ter que usar palavras. Recomendava a todos a Reforma Íntima
   Cometeu erros? Claro que sim, como ser humano que era. Mas, os seus acertos foram muito mais numerosos que os desacertos. E ele dizia sempre: " eu morro de atrevido ,,, mas nunca de esmorecido" .  Ele fazia de boa fé e se não desse certo, pelo menos ele tentou.
   Creio, que o senhor Jerônymo foi atraído para o campo diferenciado de Palmelo. Conduzido pelos espíritos, ele chegou onde a tarefa que lhe foi confiada, alcançaria o maior índice de realização positiva. Ele cumpriu o compromisso, por ele mesmo firmado, e ao finalizá-lo partiu para o mundo espiritual. Avaliou tudo. Se repreendeu em algumas coisas. Se surpreendeu em muitas outras. Não se permitiu ficar preso ao que já tinha feito. O importante era continuar fazendo. E para isto, não podia perder tempo. Estudou toda situação, se preparou e se organizou para seguir no caminhar da vida e chegar a um novo tempo, onde tudo que foi feito antes serve de base para o que tem que ser feito agora. Cada um no seu tempo, E DEUS conduzindo a tudo e a todos.
   Obrigada, senhor Jerônymo, pelos exemplos que o senhor nos deixou. Siga em paz,sempre.
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário