quinta-feira, 1 de junho de 2017

O SAPO E A COBRA - UMA FÁBULA AFRICANA



       Esta fábula do folclore africano faz-nos refletir
sobre como o mundo seria melhor sem os
preconceitos que afastam as pessoas.
      Era uma vez um sapinho que encontrou um
bicho comprido, fino, brilhante e colorido, deitado
no caminho.
      - Olá! O que você está fazendo estirada na
estrada?
      - Estou me esquentando aqui no sol. Sou uma
cobrinha, e você?
      - Um sapo.  Vamos brincar?
      E eles brincaram  a manhã toda.
      - Vou ensinar você a pular.
      E eles pularam a tarde toda pela estrada.
      -  Vou ensinar você a subir na árvore se enroscando
e deslizando pelo tronco.
      E eles subiram.
      Ficaram com fome e foram embora, cada um para
sua casa, prometendo se encontrar no dia seguinte,
      - Obrigada, por me ensinar a pular.
      - Obrigado por me ensinar a subir em árvore.
      Em casa, o sapinho mostrou à mãe que sabia rastejar.
      - Quem ensinou isso a você?
      - A cobra, minha amiga.
      -  Você não sabe que a família da cobra não é gente
boa? Eles têm veneno. Você está proibido de brincar com
cobras. E também de rastejar por aí.  Não fica bem.
       Em casa a cobrinha mostrou para a mãe que sabia
pular.
      - Quem ensinou isto a você ?
      - O sapo,meu amigo.
      -  Que besteira! Você sabe que a gente nunca se deu com
a família do sapo ?  Da próxima vez, agarre o sapo e... bom
apetite! E pare de pular, nós cobras não fazemos isso.
       No dia seguinte cada um ficou no seu canto.
       - Acho que não posso rastejar com você hoje.
       A cobrinha olhou, lembrou dos conselhos da mãe e
pensou: " se ele chegar perto, eu pulo e o devoro ".
       Mas... lembrou-se da alegria da véspera e dos pulos
que aprendeu com o sapinho.  Supirou e deslizou para
o mato.
     Daquele dia em diante, o sapinho e a cobrinha não
brincaram mais juntos. Mas ficavam sempre ao sol,
pensando no único dia em que foram amigos.
 
( Extraído do Livro das Virtudes para Crianças ).
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário