quarta-feira, 7 de setembro de 2016

SETE DE SETEMBRO

      Ao comemorar os cento e noventa e quatro anos de sua Independência de Portugal, o Brasil apresenta uma história de ideais, sonhos e vidas.
      Por ser um país quase continental, devido a sua extensão territorial, apresenta grandes diferenças no relevo,no clima, na vegetação, na fauna, que varia de uma região para outra. Muitos rios, fazem do Brasil uma grande Bacia Hidrográfica, capaz de abastecer o mundo, com água doce, por muitos anos.
      De norte a sul, de leste a oeste, só se fala uma língua: o português. Pode haver algumas variações de palavras, mas a língua oficial é o português.
      Com duzentos e seis milhões de habitantes, aproximadamente, ainda tem uma densidade demográfica muito baixa, com exceção, de algumas regiões super povoadas.
      Apresenta uma grande riqueza natural em minérios.
      Desde que foi descoberto, tem sido explorado pelos que aqui vieram, desrespeitando muitas vezes a cultura indígena, que aqui encontraram.
      Mas, os que nasceram aqui, filhos dos que vieram de outras terras, logo se tomaram de amor por esta pátria. E começaram a lutar por ela. No início de forma mais tímida. Depois foi ganhando força e coragem. Surgiram os ideais. A ideia fez adeptos. Unidos, ficaram cada vez mais fortalecidos e capazes de alcançar os objetivos propostos.
      O sonho de ver o Brasil livre, embalou muitos brasileiros.
      Vidas foram oferecidas em favor desta conquista.
      E no dia sete de setembro de mil, oitocentos e vinte e dois, representando a voz de muitos, D. Pedro I, deu o grito de Independência ou Morte, às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo.
      Daí para a frente, o Brasil tomou novo impulso.
      Governado por D. Pedro II,  por mais de cinquenta anos, o crescimento do país foi percebido por outros, que passaram a investir aqui.
       Com a libertação dos escravos, em mil, oitocentos e oitenta e oito, e a Proclamação da República, em mil, oitocentos e oitenta e nove, o Brasil alcançou um grande progresso.
       Muitas lutas, desafios e conflitos continuam existindo, o que é natural, em países jovens.
       Mas, os sonhos continuam. O Brasil brasileiro. O País com que sonhamos.
      O Brasil da Bandeira Verde, Amarela, Azul e Branco.
      O Brasil do Hino Nacional.
      O Brasil cujas Forças Armadas é bonito de se ver.
      O Brasil cujo Selo Nacional, merece respeito e créditos.
      Parabéns, a todos que lutaram pelo Brasil que temos hoje. Que acreditaram nos seus ideais, nos seus sonhos e deram a sua vida, construindo o que há de bom.
       O que não vai bem, ainda pede luta, empenho,ideais,  sonhos.  E cada um pode fazer a sua parte, por amor ao Brasil.Vamos em frente, com esperanças sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário