domingo, 12 de junho de 2016

JOSÉ GUANABARA LIMA - UMA VIDA DE SUPERAÇÃO

     Foi no dia doze de junho de dois mil e cinco, há onze anos atrás, que ele partiu para o mundo espiritual.
    Quando eu cheguei em Palmelo, ele já morava aqui.
    Casado com Maria de Lourdes, tiveram duas filhas e ajudaram a criar muitos sobrinhos.
    José Guanabara, ou José do Tamborete, como também era conhecido,veio para Palmelo em busca de tratamento espiritual.  Foi acolhido no Dispensário São Vicente de Paulo, quando este ainda era próximo ao Centro Espírita Luz da Verdade, de onde era um departamento, como é até hoje.
   Recebeu todo apoio de que necessitava, aliviando suas dores e criando a sua maneira própria de se locomover. Ele não ficava em pé. Sempre sentado. Nunca o vi numa cadeira de rodas. Sentado em um tamborete e tendo em uma das mãos uma bengala, ele ia e vinha, sem embaraços, em todo lugar.
   Abriu uma loja de tecidos, que ficava logo abaixo do Hotel Globo, e com ela sustentava a família.
   Além de cuidar da loja, ele ia fazer compras em Goiânia, viajando de ônibus convencional, sempre com o seu tamborete. Depois sua loja se mudou para onde hoje é o Bar do sr. Joaquim.
    Eu, o admirava, não só pelo seu esforço em superar a própria limitação, como por suas iniciativas sempre em ação de alguma causa. Sempre trabalhou na área comercial, loja, bar, corretor de imóveis e construiu muitas casas em Palmelo.
    Foi candidato a Vereador e se elegeu.Fui sua eleitora, por reconhecer nele um dinamismo capaz de movimentar realizações políticas gerando progresso. Fiquei decepcionada, quando após um período ele renunciou ao cargo de Vereador, por não concordar com algumas atitudes. Eu não queria que ele renunciasse. Ao saber da minha decepção, ele me procurou para se justificar. Não me lembro se ele conseguiu me convencer na época. Nos tornamos amigos, e hoje eu posso compreendê-lo na sua renúncia, reconhecendo que foi o melhor que ele pôde fazer
    Eu não aceitava o fato de que alguém pudesse renunciar a um cargo que ocupasse, até o dia em que eu fui obrigada pelas circunstâncias a renunciar também.
    José Guanabara foi médium, foi orador do Centro Espírita Luz da Verdade. Mas não se prendia somente ao Centro. Foi um amigo polêmico do senhor Jerônimo. Tudo que aparecia em Palmelo, de novidade, ele ia conhecer de perto  . Foi um dos criadores do Grupo da Paz, onde hoje funciona a Casa Transitória de Palmelo.
     Nesta data, rendo a ele a minha homenagem amiga, pedindo a Deus que o abençoe onde ele estiver e abençoe também a sua família terrena, hoje acrescida de genros, netos e bisnetos.
      Hoje, ele já não precisa mais do " tamborete ". Pode se movimentar, andando livremente. Aproveita seu tempo espiritual em atividades que vão do estudo, a nova programação para o futuro de nova convivência com o núcleo familiar até a ação na qual se dedica em favor dos entes queridos que ainda estão no mundo terreno.
      Senhor José Guanabara, lhe desejo muita paz. A vida continua...

2 comentários:

  1. Que maravilha de homenagem. Quanta gente que não teve o privilégio de conhecer este grande homem e que hoje pode conhecer um pouquinho de sua história. Que a família toda seja amparada, acalentada e que você Vânia possa continuar sendo amparada por Deus, Jesus e os bons espíritos.

    ResponderExcluir