segunda-feira, 1 de agosto de 2016

HÁ PRESENTES QUE SÓ A AMIZADE SABE OFERECER

      Ontem, trinta e um de julho de dois mil e dezesseis, recebi um grande presente.
      Um presente que só a amizade sabe oferecer.
      Nem sei como agradecer, porque sei que não mereço.
      Além de receber a visita do jovem João Damásio Lenza da Silva, acompanhado de seus pais Enilson e Sueli, fui presenteada com a sua dissertação do Mestrado, a mim dedicada.
      Só posso atribuir esta homenagem, a amizade que sempre fez parte de nossas vidas.
      Ele se formou em Comunicação.
      No seu trabalho de Mestrado, que ele concluiu com a apresentação de sua tese, no dia vinte e oito de junho de dois mil e dezesseis, dia em que completava três anos do desencarne de seu irmão Francisco Lenza Neto, o Netinho, ele conseguiu conectar as várias faces da comunicação, incluindo Palmelo.
      E ao me dedicar o seu trabalho, ele estendia também a sua homenagem a todos os Palmelinos, a todos que contribuíram com alguma informação, a todas as pessoas que marcaram presença na sua vida e que de alguma forma o ajudaram a chegar onde ele chegou.
      Conheci o João Damásio, desde o seu nascimento.
      Ele foi crescendo, e em vários momentos as nossas vidas se encontraram e juntos realizamos algo de bom.
      Recordo-me do tempo em juntos participávamos da Campanha Fraterna, percorrendo todo domingo uma das ruas da cidade de Palmelo, batendo de porta em porta, pedindo uma doação de alimentos. Éramos vários participantes e formávamos uma equipe alegre, dedicada e perseverante.
      Após a coleta do dia, organizávamos as Cestas Básicas e juntos íamos levá-las às famílias beneficiadas.  Orávamos, de mãos dadas, formando uma grande roda e agradecíamos a Deus por participarmos deste trabalho de amor cristão e fraterno, pelos doadores amigos e pelos beneficiados.
     Depois cada um, ia para sua casa, feliz da vida.
     Neste período, o Netinho, irmão do João Damásio, também participava.
     As atividades do Centro Espírita Luz da Verdade, nas reuniões públicas e na Linha de Operação e Tratamentos, no trabalho da Psicografia,nos colocava novamente juntos, a serviço da mediunidade.
     Que alegria, para todos nós que lhe conhecíamos, quando ele começou a fazer Palestras, nas reuniões do Centro, falando do Evangelho de Jesus.
      Depois, ele foi embora para Goiânia.
      Foi estudar. Fazer Faculdade.
      Os anos se passaram. Muita coisa mudou.  Seu irmão desencarnou. Seus pais sofreram muito.
      Momentos difíceis, que foram superados na fé e na compreensão espiritual.
      João Damásio se formou. Fez Mestrado. E agora a Comunicação lhe espera no desempenho de suas atividades profissionais e positivas
      Daí a minha emoção ao receber tão valioso presente.
      Peço a Deus que o abençoe sempre.  E que ele possa contribuir com os caminhos da Comunicação, de hora em diante, já que estamos vivendo momentos de transição e aprendizado neste setor, que cada vez mais caminhará a passos largos a favor da transmissão ... de pensamentos.
      Obrigada, João Damásio, por você ser a pessoa que é.    


3 comentários:

  1. Dona Vânia, que surpresa linda ver isso comunicado aqui no blog! Fez todo mundo chorar de emoção aqui (meus pais e eu).

    Vou colocar abaixo o meu relato desta mesma visita, que coloquei na minha página no Facebook. Obrigado especialmente pela lembrança do Netinho! Fiquemos sempre com Jesus!

    --

    Neste domingo (31/07/2016), fiz uma visita muito especial, pela qual aguardava ansioso. Visitei a Dona Vânia, a quem dediquei a dissertação de mestrado que redigi sobre Palmelo.
    Dediquei por escrito a ela porque sei que, fazendo isso, todos os palmelinos se sentiram também homenageados. Mais do que se mencionasse outros nomes. Não que o trabalho de mestrado seja algo de tão grandioso. Grandioso é o sentimento que a gente tem e as coisas que a gente vive: a dedicação. Por isso, registro com tanta importância esta dedicatória.
    Além disso, de modo pessoal, a Dona Vânia é, para mim, a maior referência de luz encarnada. Quaisquer atributos positivos que por ventura me sejam atribuídos no que eu faça de bom - no fundo, pode-se sempre vislumbrar esta luz, junto, como nesta foto, da presença e da força de meus pais, Enilson Damasio e Sueli Lenza, que retribuo com muitos agradecimentos.
    Minha atividade profissional se dá no campo do ensino e da pesquisa em comunicação e cultura. Quando me formei em jornalismo, a dedicatória foi ao meu irmão, Netinho, que havia desencarnado há poucos dias dali. Agora, defendi a dissertação de mestrado exatamente no dia em que este fato completava três anos. Lá ele estava e suponho no fundo que ele é quem me inspirou a dedicatória à Dona Vânia, que ele também gostava muito. E ela é quem dirigiu a prece no dia em que o Netinho se despediu da matéria.
    Vânia Arantes Damo, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas palavras que também nos emocionou. Tanto as palavras da Dona Vânia com relação ao trabalho, quanto as suas palavras João sobre essa alma iluminda que é a Dona Vânia.

      Excluir