segunda-feira, 30 de maio de 2016

SINCERA

    Quando pedi a minha neta Giovanna um tema  para que eu escrevesse uma crônica, imediatamente ela me disse:  Sincera.
     Eu perguntei novamente e ela confirmou, dizendo: Sincera.
     Pensei comigo mesma: - o que passou pela sua cabecinha, para me dar um tema como este?
     Ela tinha apenas seis anos.
     E estou aqui, buscando as palavras para escrever esta crônica, porque queria muito corresponder ao que ela pensou.
     Sincera, para mim Giovanna, é olhar para você e saber o quanto você é verdadeira, autêntica, especial.
     É ouvir as suas expressões expondo o que você pensa, o que você sente.
     Na definição da palavra, Sincera, é quem exprime o que pensa e sente, sem disfarce. Que é franca, leal, verdadeira.
     É um consentir com a verdade da forma como se consegue vê - la. É desenvolver, exercitando qualidades de bondade e indulgência.
     Ser Sincera, sempre no bom sentido, é angariar simpatia, criar um ambiente agradável, espalhar o bom humor e atitudes de solidariedade.
     Seria isso possível?  Com toda certeza.  Tudo depende do propósito estabelecido.
     Sincera nas atitudes de ser leal consigo mesmo e com os que compartilham o ambiente familiar e social.
      Evitar comportamentos só de aparência. Não usar máscara de disfarce. Ser autêntico no que é, mas sempre que possível silenciar palavras, para não magoar ninguém.
      Usar o sim, sim ou o não, não de uma forma tão natural e simples para não ferir e  nem ofender a dignidade de quem quer que seja.
      Ser Sincera nas próprias decisões, com educação e bondade.
      Acreditar que o amor pode colorir todo o nosso caminhar. Nunca complicar o que pode ser simplificado.
      Não levar com tristeza o que pode ser conduzido com alegria.
      Não perder o estímulo e buscar sempre na esperança a certeza de algo melhor.
      Sem mentir, usar sempre a verdade, mas de um jeito suave, amigo, de igual para igual.
      Ser Sincera no sorrir, colocando sentimento e não só expressão.
      Ser Sincera no cumprimentar: um oi, um alô, um bom dia, em tom de amizade é bom para quem recebe e muito melhor para quem oferece.
      Ser Sincera no falar. Ser Sincera no calar. Ser Sincera no sorrir e no chorar. Ser Sincera no ir e no vir. No sair e no chegar. No cair e no levantar. Ser Sincera no amar, no servir, no consolar, no cantar.
      Ser Sincera no abraçar, no compreender, no estudar, no orar.
      Ser Sincera no dizer gosto de você.
      Ser verdadeiro em tudo.
      Parece ser tão difícil. Mas é no desafio do que parece ser difícil que a vitória tem mais beleza, quando se consegue superá-lo.
      No exercício de cada situação usar critérios de sinceridade com sentimento cristão.
      Para cada gota de verdade, usar um litro de amor.
      Nesta receita, está a cura de muitos males que afligem a humanidade.
      Todos gostam de ser amados. Todos têm qualidades a serem cultivadas e defeitos a serem corrigidos.
       O amor educa para sempre.
       Por isso, minha querida neta Giovanna, eu também sou muito Sincera quando digo que gosto muito, muito de você e para sempre gostarei.
       Obrigada, por ser minha neta!

Um comentário: