sábado, 21 de maio de 2016

FABIANO DE CRISTO - SERVIDOR DE JESUS

     Fabiano de Cristo é também chamado o Peregrino da Caridade.
     João Barbosa, Frei Fabiano de Cristo, nasceu em oito de fevereiro de hum mil, seiscentos e setenta e seis, em Soengas, às margens do rio Minho, em Portugal.
      Passou a infância cuidando das poucas ovelhas de sua família e ajudando na colheita de uva.
      Mais tarde, mudou-se para a cidade do Porto, onde se estabeleceu comercialmente.
      Com a febre do ouro no Brasil, decidiu partir para a região de Minas Gerais, onde adquiriu fortuna. Mudou -se depois para Parati, no Rio de Janeiro.
      No ano de hum mil, setecentos e quatro, deparou-se com uma pessoa caída na rua, vítima de assaltantes. Deu - lhe socorro e a encaminhou a uma estalagem, dando-lhe toda assistência necessária.
      Durante a madrugada, através da boca do assaltado, escuta um chamado de Jesus Cristo para trabalhar em favor dos que sofriam.
      Sem hesitar, doa todos os seus bens e se apresenta à portaria do Convento de São Bernardino de Sena, em Angra dos Reis, veste o hábito dos franciscanos trocando seu nome para Fabiano de Cristo.
      Em hum mil, setecentos e cinco é transferido para o Convento de Santo Antônio, no Rio de Janeiro, para exercer a função de porteiro.
      Por volta de hum mil, setecentos e oito, recebe o cargo de enfermeiro,e  sem ter conhecimentos específicos  trata dos necessitados, confiando na Providência Divina, através da caridade.
      Realizou este trabalho de enfermagem no Convento, durante aproximadamente trinta e oito anos, apesar de trazer em si, chagas de erisipela nas duas pernas. Nunca se ouviu dele o mínimo de queixa ou atitude de revolta, mesmo não havendo na época medicação que combatesse a dor ou a inflamação.
      Em quatorze de outubro de hum mil, setecentos e quarenta e sete, com três dias de antecedência, prevê seu desencarne, avisando seus companheiros. No dia seguinte trabalha acalentando a todos que se encontravam enfermos, na enfermaria. No dia dezesseis, todos os irmãos do Convento se dirigem a Fabiano, para se despedirem.
     Desencarnou aos setenta e um anos, no dia dezessete de outubro de hum mil, setecentos e quarenta e sete, mobilizando toda a cidade do Rio de Janeiro.
     Sua biografia é repleta de ações nobilitantes e atitudes cristãs, que o fizeram tão conhecido e tão amado. Todos que se aproximaram dele, por algum motivo, receberam dele uma doação de amor.
     Seu sonho era um dia se encontrar com Jesus.   E continuar lhe servindo.
     Seu nome continua inspirando, no Brasil, um trabalho solidário e cristão.
     Quando eu estava na direção do Sanatório Eurípedes Barsanulfo, ( 1.989 a 1.997 ), por um período , a Casa recebeu uma doação mensal em favor dos doentes mentais e das crianças do Lar Espírita " Hilda Vilela ", ajudando na manutenção destas obras.
     Que Deus abençoe ao Frei Fabiano de Cristo, pelo exemplo que ele deixou e abençoe, os que prosseguem, levando adiante este exemplo de amor e socorro cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário