quarta-feira, 27 de abril de 2016

MINHA VIDA PROFISSIONAL EM PALMELO

       Em dezembro de hum mil, novecentos e sessenta e nove,houve um Concurso Estadual para Professores, em Goiás.
     Como eu ia me casar em janeiro, e morar em Palmelo, me inscrevi e fiz o Concurso.
     A prova foi em Pires do Rio.
     Passei, com boa classificação e fui chamada na primeira oportunidade.
     Arrumada toda documentação necessária, fui admitida como Professora, no Estado de Goiás, no dia vinte e sete de abril de hum mil novecentos e setenta, hoje completando quarenta e seis anos.
     Já estava lecionando , no Admissão, um ano de reforço, entre o quarto ano do Ensino Fundamental e a primeira série do Curso Ginasial, no Ginásio Eurípedes Barsanulfo.
     As aulas iniciaram em março.
     Durante trinta anos,fui professora no agora Colégio Estadual Eurípedes Barsanulfo.
     Lecionei todas as matérias do currículo oficial, com exceção de Inglês e Matemática.
     Nos últimos anos, antes de me aposentar, passei a lecionar somente Geografia.
     Matérias que hoje já não existem mais, como: Canto Orfeônico, Educação Para o Lar, Moral e Cívica, O.S.P.B., fizeram parte de uma Escola participativa, atuante e boa de ser trabalhada.
     Em Canto Orfeônico, além de estudar notas e claves, eram aulas divertidas, onde cantávamos todos juntos canções do Folclore Brasileiro, e cada aluno cantava sozinho a música que ele escolhia,para compor a nota da prova, que era mensal. Com esta matéria, foram despertados muito talentos e surgiram alguns cantores, que enriqueciam os eventos escolares.
    Em Educação para o Lar, aprendia-se de tudo, relacionado ao Lar: desde a limpeza da casa, receitas de bolo, rocambole, doces, sucos,até cuidados com recém-nascidos e regras de etiqueta social.Daí surgiram bons confeiteiros, artesãos (aprendia-se também artes manuais ).
    Em Moral e Cívica cantávamos todos os Hinos conhecidos, e com frequência.
    Nas datas especiais, o senhor Jerônymo cobrava dos alunos e professores, além do Hino Nacional o Hino correspondente a data ( da Independência, da Bandeira, da Proclamação da República, do Soldado, da Marinha e da Aeronáutica).
    Em O.S.P.B., estudava a Constituição Brasileira. Deveres e Direitos de cada cidadão.
    Que tempo bom...Saudades dos alunos daqueles tempos...
    Em dois mil, quando me aposentei, muita coisa já havia mudado.
    Mas a história ficou, marcando o seu período de importância e lembranças.
    Também lecionei para os alunos do Segundo Grau, hoje Ensino Médio.
    No Colégio tinha o Curso de Contabilidade, com aula prática de Datilografia.
    Eu não tinha Curso Superior, apenas o Normal, no qual me formei.
    Quando passou a ser exigido o Curso Superior para os professores, eu já estava aposentada.
    Sempre gostei muito de lecionar, e acredito ter feito o melhor que pude,em favor dos alunos e do Colégio.
    Meus filhos estudaram no Colégio e tiveram boa formação escolar.
    A escola que no início era muito precária foi só melhorando com o passar do tempo.
    Uma equipe de professores dedicados e empenhados em ensinar, supriam a precariedade da falta de recursos.
    Numa cidade pequena como Palmelo, e dividindo alunos com o Grupo Escolar, o Colégio
chegou a ter mais de quatrocentos alunos
    Também trabalhei com a Merenda Escolar...
   



   

Um comentário:

  1. A matéria que mais me marcou como sendo seu aluno, foi educação para o lar, pois aprendi, a cozinhar, o que me foi muito útil quando sai para estudar e me lembro também de trocar fraldas , em bonecas que a Srª levava para a sala de aula. Como isso foi importante para criar adultos sem preconceitos e participantes da familia. Muito obrigado pelo ensino.

    ResponderExcluir