São João Batista, filho de Izabel e Zacarias, é um grande personagem do Novo Testamento, portanto, do Evangelho.
Nasceu no dia vinte e quatro de junho, seis meses antes de Jesus.
Para avisar a Maria, que era sua prima, de que havia dado à luz `a João, Izabel fez uma fogueira na porta de sua casa,para que a fumaça vista na casa de Maria, lhe desse a notícia.
Preparando o caminho, por onde Jesus deveria passar, João ao se tornar adulto passou a pregar a necessidade do arrependimento, para redirecionar a vida.
Foi a voz que clamou no deserto.
As pessoas preferiam não ouvi-lo, ou temiam o que ele dizia.
Para Jesus ele foi muito mais do que um profeta.
No Evangelho de Mateus, Cap.11, ver.11, se lê: " Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no reino dos Céus, é maior do que ele ".
E ainda Jesus disse que todos os profetas e a lei profetizaram até João, assinalando desta forma que para tudo há um período previsto e programado para atender as prioridades evolutivas de cada tempo.
Era o momento de começar um novo tempo. O nascimento de João Batista e Jesus, davam início ao Novo Testamento.
Jesus disse também, neste mesmo Capítulo escrito por Mateus, no item 14," que João era o Elias que havia de vir ", anunciando que todos caminham na lei da Reencarnação" . " ... quem tem ouvidos para ouvir, ouça ".
Depois do deserto, João começou a batizar, nas águas do Rio Jordão. E batizou muitos que passaram a segui-lo. No meio de tantos, batizou também a Jesus, embora não o quisesse fazê-lo, por reconhecer NELE a sua superioridade moral e evolutiva. Mas Jesus pediu a João que o batizasse, para que se cumprisse o que estava escrito. É a força da Lei Divina, que age sem descuidar.
João Batista foi morto, degolado , a pedido de Herodias através de sua filha Salomé, a mando de Herodes.
Na verdade Herodes não queria matar João, porque tinha medo dele e do povo que o seguia. Mas, por não gostar dele o havia mandado prender.
Nas comemorações de seu aniversário, Salomé, jovem e bonita, dançou para Herodes. Ao terminar de dançar, Herodes lhe disse, me peça o que você quiser e eu lhe darei. Pode pedir a metade do meu reino e eu lhe darei. Instruída por sua mãe Herodias, que também não gostava de João, ela então lhe pediu a cabeça num prato. Sem poder voltar atrás, na sua palavra, Herodes, lhe atendeu o pedido.
Hoje, São João é o santo mais comemorado nas festas juninas.
E a fogueira continua sendo o símbolo, anunciando a sua presença.
Todo batismo , o recorda e é feito em nome dele.
Independente da nossa cultura e tradições, o importante é que João Batista é da Equipe Crística, e continua na sua caminhada , sempre a serviço de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário