quarta-feira, 21 de setembro de 2016

QUEM EU SOU?

     Entre os muitos estudos realizados, classificando o nosso jeito de ser, ao participar de reuniões, encontrei num folheto, uma apresentação de Carlos Bernardo Loureiro, retirado do Dirigente Espírita, que diz o seguinte:
    1º -  O ETERNO PERGUNTADOR - Pergunta para atrapalhar. Deseja saber a opinião do dirigente. Deseja que o ponto de vista que defende seja apoiado.
   2º - O SABE TUDO - quer exibir-se. Quer impor a sua opinião. Às vezes está bem informado, mas outras vezes é simplesmente um tagarela, convencido de saber tudo.
   3º - O TAGARELA - fala de tudo e sem parar, exceto do assunto em questão. Cansa, em geral, os interlocutores.
   4º - O DO CONTRA -  gosta de discutir e de dar o contra sempre, mas às vezes, é um bom sujeito, descontrolado, revoltado talvez por dificuldades de ordem pessoal.
   5º - O MUDO VOLUNTÁRIO - Não se interessa por coisa alguma. Considera-se acima das questões discutidas, achando-as simples demais, ou sente-se incapaz de abordá-las, por considerá-las muito elevadas.
  6º -  O TÍMIDO -  não tem coragem ou habilidade para expressar suas idéias. Teme a crítica e o julgamento " duro "  dos outros. Necessita de ajuda.
  7º - O OBSTINADO - ignora sistematicamente o ponto de vista alheio. Não cede. Nada quer aprender com os outros.
  8º - O LEGAL - sempre pronto a ajudar. Seguro de si.Não foge às dificuldades. Encara-as esportivamente. Sabe aceitar os colegas como são. Recebe sem melindres as críticas que lhe fazem.
  9º - O DOS APARTES - é dispersivo; distrai os outros. Pede apartes para falar do assunto ou de outras coisas.
 10º - O PEDANTE - trata o grupo com altivez. Não se integra nele. Critica duramente os outros e se coloca num pedestal.
 11º - O ABERTO - não se faz de rogado para manifestar sua opinião. Diz o que pensa. É bem humorado, fala com simplicidade e se torna simpático a todos.
 12º - O INTROVERTIDO - é naturalmente modesto; é prudente e reservado.

  Lendo, os vários tipos apresentados no folheto, podemos ter uma noção, com o qual nos assemelhamos, quando participamos de alguma reunião. Podemos nos corrigir?  Podemos melhorar? Devemos perseverar?
  O importante, na nossa vida , é compartilhar, é vivenciar com os nossos companheiros de caminho,visando sempre a harmonia geral, o bem estar de todos e a construção de um mundo cada vez melhor.
 Flores de Primavera para florir o jardim de sua vida, hoje e sempre, é o que neste dia, lhe ofereço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário